Discurso de Hugo Chávez na 61 Assembléia Geral da ONU

Hugo Chávez na ONU

Representantes dos governos do mundo, olá para todos. Antes de mais nada, eu seria muito respeitosamente convidaria aqueles que não leram este livro para lê-lo.

Noam Chomsky, um dos americanos e intelectuais mais prestigiosos do mundo, Noam Chomsky, e este é um dos livros mais recentes, "Hegemonia ou Sobrevivência: A Estratégia Imperialista dos Estados Unidos". [Hegemonia ou sobrevivência: estratégia imperialista dos EUA] [Chávez acenou com o livro e acenou em frente à Assembléia Geral.] É um excelente livro que nos ajuda a entender o que está acontecendo. passou pelo mundo no século XVIII, o que está acontecendo hoje e a maior ameaça ao nosso planeta.

As reivindicações hegemônicas do Império Americano põem em risco a própria sobrevivência da raça humana. Continuamos a alertá-lo para esse perigo e pedimos ao povo dos Estados Unidos e ao mundo que acabe com essa ameaça, que é uma espada de Dâmocles. Por um momento, pensei em ler este livro, mas, por razões de tempo, [ele vira as páginas do livro, que são muitas], recomendarei.

É fácil de ler, é um livro muito bom, e tenho certeza, Madame Speaker, você sabe disso. Foi publicado em inglês, russo, árabe e alemão. Acho que os primeiros que devem lê-lo são nossos irmãos e irmãs nos Estados Unidos, porque a ameaça está exatamente em seus próprios lares.

O diabo chegou em casa. O diabo, o próprio diabo, está em sua casa.

E ontem o diabo veio aqui. Aqui o diabo entrou. Apenas aqui. [Ele faz o sinal da cruz] E ainda tem cheiro de enxofre hoje. Ontem, senhoras e senhores, desta tribuna, o Presidente dos Estados Unidos, o cavalheiro a quem chamo Diabo, veio para cá para falar como se possuísse o mundo inteiro. Realmente. Como se ele fosse o dono do mundo.

Acho que poderíamos chamar um psiquiatra para analisar a declaração que o presidente dos Estados Unidos fez ontem. Como porta-voz do imperialismo, ele passou a compartilhar seus recursos de charlatanismo na tentativa de preservar o atual padrão de dominação, exploração e pilhagem dos povos do mundo.

Alfred Hitchcock poderia ter usado [esta declaração] como um roteiro para um de seus filmes. Eu posso até propor um título: "The Devil's Recipe". Como Chomsky coloca [em seu livro] de maneira clara e detalhada, o império americano está fazendo tudo o que pode para consolidar seu sistema de dominação. E nós não podemos permitir que ele faça isso. Não podemos permitir que a ditadura mundial se consolide.

A declaração do guardião do mundo - cínica, hipócrita, cheia dessa hipocrisia imperialista de sua necessidade de controlar tudo.

Eles dizem que querem impor um modelo democrático. Mas esse é o modelo democrático deles! Esse é o modelo falacioso da elite e, eu diria, uma democracia muito original que se impõe por armas, bombas e artilharia. Que democracia estranha! Aristóteles pode não reconhecê-lo - ou outros que estão na raiz da democracia. Que tipo de democracia você impõe aos marines e bombas?

Ontem, o Presidente dos Estados Unidos nos disse, bem aqui, nesta sala, e cito: "Onde quer que você olhe, você ouve extremistas dizendo que você pode escapar da pobreza e recuperar sua dignidade através da violência. terror e martírio. Onde quer que ele olhe, ele vê extremistas. E você, meus irmãos - ele olha a cor da sua pele e ele diz, oh! existe um extremista. Evo Morales, o bravo presidente da Bolívia é, para ele, um extremista.

Os imperialistas vêem extremistas em toda parte. Não é que somos extremistas. É porque o mundo está acordando. Ele acorda em todos os lugares. E as pessoas se levantam.

Eu tenho o sentimento, querido ditador do mundo, de que você viverá o resto de sua vida como um pesadelo, porque o resto de nós está subindo, todos aqueles que se levantam contra o imperialismo americano, que reivindicam o igualdade, respeito, a soberania das nações.

Sim, você pode nos chamar de extremistas, mas estamos nos levantando contra o império contra esse modelo de dominação.

Então o presidente disse - e ele disse -: "Eu vim para falar diretamente ao povo do Oriente Médio, para dizer a eles que meu país quer a paz".

Isso mesmo. Se andamos nas ruas do Bronx, se andamos em Nova York, Washington, San Diego, em qualquer cidade, San Antonio, San Francisco e perguntamos ao povo, os cidadãos dos Estados Unidos, que quer este país? Ele quer paz? Eles vão dizer sim. Mas esse governo não quer paz. O governo dos Estados Unidos não quer a paz. Ele quer explorar seu sistema de exploração, pilhagem e hegemonia através da guerra.

Ele quer paz? Mas o que está acontecendo no Iraque? O que está acontecendo no Líbano? Na Palestina? O que está acontecendo? O que aconteceu nesses 100 nos últimos anos na América Latina e no mundo? E agora ele ameaça a Venezuela - novas ameaças contra a Venezuela, contra o Irã?

Ele falou ao povo libanês. Muitos de vocês, contou-lhes, viram como suas casas e comunidades foram apanhadas no fogo cruzado. Como alguém pode ser tão cínico? Que capacidade de mentir timidamente! Bombas em Beirute com precisão milimétrica? Estes são fogo cruzado? Ele pensa em um faroeste, quando as pessoas puxam o quadril e atiram e alguém é pego no fogo cruzado. Isso é imperialista, fascista, assassino, genocídio. O império e Israel atirando em palestinos e libaneses. Foi o que aconteceu. E agora ouvimos: "Sofremos porque vemos nossos lares destruídos".

O Presidente dos Estados Unidos veio para falar ao povo - aos povos do mundo. Ele veio falar com eles - eu trouxe alguns documentos comigo, porque nesta manhã eu estava lendo algumas declarações - e vejo que ele se dirigiu ao povo do Afeganistão, o povo do Líbano, o povo de Iran. E ele falou diretamente para essas pessoas.

E você pode perguntar, enquanto o Presidente dos Estados Unidos fala a esses povos do mundo, o que essas pessoas do mundo diriam a ele se recebessem a palavra? O que eles teriam a dizer?

E acho que tenho uma pequena ideia do que as pessoas do sul, os oprimidos pensam. Eles diriam "Yankee imperialista, vá para casa! Acho que é o que essas pessoas diriam se lhes dermos o microfone e se pudessem falar a uma só voz com os imperialistas dos EUA.

E é por isso que, Senhora Presidente, meus caros colegas, meus amigos, no ano passado viemos aqui nesta mesma sala, como fizemos nos últimos oito anos, e dissemos algo que aconteceu em presente confirmado - totalmente, totalmente confirmado.

Eu não acho que alguém nesta sala poderia defender este sistema. Vamos encarar isso! Vamos ser honestos! O sistema das Nações Unidas, nascido após a Segunda Guerra Mundial, foi à falência. É inútil. Ah sim! É bom reunir-se uma vez por ano, reunir-se, fazer declarações e preparar todo o tipo de documentos longos e ouvir bons discursos, como o de (inaudível) ontem, o do Presidente. Lula. Sim, é bom para isso. E há muitos discursos e ouvimos muito, do Presidente do Sri Lanka, por exemplo, e do Presidente do Chile.

Mas nós, a assembléia, fomos transformados em um órgão pouco deliberativo. Não temos poder, nem poder para causar o menor impacto na terrível situação mundial. E é por isso que a Venezuela propõe novamente, aqui e hoje, o 20 de setembro [2006] que restabelecemos as Nações Unidas.

No ano passado, Senhora, fizemos quatro propostas modestas que consideramos de importância crucial. Devemos assumir a responsabilidade, nossos chefes de estado, nossos embaixadores e nossos representantes, e devemos discutir isso.

A primeira é a extensão [do Conselho de Segurança], e Lula falou sobre isso ontem aqui. O Conselho de Segurança tem uma categoria permanente e uma categoria não permanente, (inaudível) países em desenvolvimento e subdesenvolvidos devem ter assentos permanentes para membros. Este é o primeiro passo.

Segundo, métodos eficazes para lidar e resolver conflitos globais, decisões transparentes. Ponto três, a supressão imediata - e isso é algo que todos chamam - do mecanismo antidemocrático conhecido como veto, o veto às decisões do Conselho de Segurança.

Deixe-me dar um exemplo recente. O veto imoral dos Estados Unidos que permitiu aos israelenses, com impunidade, destruir o Líbano. Exatamente na frente de todos nós enquanto estávamos assistindo, uma resolução do conselho foi impedida.

Em quarto lugar, devemos reforçar, como sempre dissemos, o papel e os poderes do Secretário-Geral das Nações Unidas.

Ontem, o secretário geral nos deu seu discurso de despedida. E ele reconheceu que nos últimos dez anos as coisas simplesmente se tornaram mais complicadas; fome, pobreza, violência, violações dos direitos humanos pioraram. Esta é a extrema consequência do colapso do sistema das Nações Unidas e das reivindicações hegemônicas dos Estados Unidos.

Madame, a Venezuela, há alguns anos, decidiu combater essa batalha dentro das Nações Unidas, reconhecendo as Nações Unidas. Como membros, e nós emprestamos nossas vozes, nossas reflexões. Nossa voz é uma voz independente para representar a dignidade e a busca pela paz e reelaborar o sistema internacional; denunciar a perseguição e a agressão das forças hegemônicas do planeta.

É assim que a Venezuela se apresentou. A pátria de Bolívar procurou obter um assento permanente no Conselho de Segurança. Vamos ver! Bem, houve um ataque do governo dos EUA, um ataque imoral, para tentar impedir que a Venezuela fosse livremente eleita para uma posição no Conselho de Segurança.

O imperium tem medo da verdade, tem medo de vozes independentes. Ele nos chama de extremistas, mas eles são os extremistas. E gostaria de agradecer a todos os países que gentilmente anunciaram seu apoio à Venezuela, embora a votação seja secreta e não seja necessário anunciar essas coisas.

Mas desde que o império atacou, abertamente, eles fortaleceram as convicções de muitos países. E o apoio deles nos fortalece. O Mercosul, como bloco, expressou apoio. Nossos irmãos do Mercosul. A Venezuela, juntamente com o Brasil, a Argentina, o Paraguai, o Uruguai, é membro pleno do Mercosul.

E muitos outros países latino-americanos, a CARICOM e a Bolívia, expressaram seu apoio à Venezuela. A Liga Árabe, toda a Liga Árabe expressou apoio, nossos irmãos do Caribe, a União Africana. Quase toda a África manifestou apoio à Venezuela e a países como a Rússia e a China e muitos outros.

Agradeço-vos cordialmente em nome da Venezuela, em nome do nosso povo da verdade, porque a Venezuela, com um assento no Conselho de Segurança irá expressar não só o pensamento de Venezuela, mas vai também a voz de todos os povos do mundo e defenderemos a dignidade e a verdade.

Para além e acima de tudo, Senhora Presidente, penso que temos motivos para sermos optimistas. Um poeta teria dito "desesperadamente otimista", porque acima e além das guerras e bombas e da guerra agressiva e preventiva e da destruição de povos inteiros, pode-se ver que uma nova era está surgindo.

Como Silvio Rodriguez diz, esta era dá origem a um coração. Existem formas alternativas de pensar. Há jovens que pensam de forma diferente. E isso já foi visto em apenas uma década. Mostrou-se que o fim da história era uma afirmação totalmente falsa e a mesma coisa foi demonstrada sobre a Pax Americana e o estabelecimento do mundo capitalista neoliberal. Este sistema foi mostrado para causar a pobreza. Quem acredita nele agora?

O que temos que fazer agora é definir o futuro do mundo. Dawn sobe em todos os lugares. Você pode ver isso na África e na Europa e na América Latina e Oceania. Eu quero enfatizar essa visão otimista.

Nós devemos nos fortalecer, nossa vontade de lutar, nossa consciência. Precisamos construir um mundo novo e melhor. A Venezuela se junta a essa luta e é por isso que estamos ameaçados. Os Estados Unidos já planejaram, financiaram e implementaram um golpe na Venezuela e continuam apoiando tentativas de golpe na Venezuela e em outros lugares.

A Presidente Michelle Bachelet lembrou-nos há pouco do terrível assassinato do ex-ministro das Relações Exteriores Orlando Letelier. E eu gostaria de acrescentar uma coisa: aqueles que perpetraram este crime são livres. E esse outro evento em que um cidadão americano morreu, morto pelos próprios americanos. Eles eram assassinos da CIA, terroristas. E devemos lembrar nesta peça que em exatamente três dias haverá outro aniversário. Trinta anos se passaram desde esse terrível ataque terrorista contra o avião cubano da linha Cubana de Aviacion, onde inocentes 73 foram mortos.

E onde está o maior terrorista deste continente que assumiu a responsabilidade de explodir o avião? Ele passou alguns anos na prisão na Venezuela. Mas graças à CIA e aos funcionários do governo [venezuelanos] da época, ele foi autorizado a fugir e ele vive neste país, protegido pelo governo [dos EUA].

Mas ele foi condenado. Ele confessou seu crime. Mas os padrões do governo dos EUA são geometria variável. Ele protege os terroristas quando ele quer.

E isso, dizer que a Venezuela está totalmente comprometida em combater o terrorismo e a violência. E nós somos um dos povos que lutam pela paz.

Luis Posada Carriles é o nome desse terrorista que é protegido aqui. E outras pessoas extremamente corruptas que escaparam da Venezuela também estão vivendo aqui sob proteção: um grupo que bombardeou várias embaixadas e assassinou pessoas durante o golpe. Eles me seqüestraram e iam me matar, mas acho que Deus desceu e nosso povo saiu nas ruas e o exército também estava lá e estou aqui na sua frente hoje.

Mas essas pessoas que lideraram este golpe estão aqui hoje neste país, protegidas pelo governo dos EUA. E estou acusando o governo americano de proteger esses terroristas e ter um discurso completamente cínico.

Nós mencionamos Cuba. Sim, nós estávamos lá há alguns dias atrás. Nós voltamos de lá muito felizes. E aí, você vê que uma nova era nasce. O 15 Summit, Cúpula dos Não-Alinhados, adotou uma resolução histórica. Este é o documento que resultou. Não se preocupe, não vou ler para você.

Mas você tem toda uma série de resoluções aqui que foram adotadas de forma transparente após um debate aberto - por mais de 50 chefes de estado. Por algumas semanas, Havana foi a capital do Sul e, mais uma vez, demos novo ímpeto ao grupo não-alinhado.

E se há algo que eu gostaria de pedir a todos vocês aqui, meus companheiros, meus irmãos e irmãs, é querer emprestar muito sua vontade de permitir um novo impulso ao Movimento dos Países Não-Alinhados para dar nascimento a uma nova era, impedir a hegemonia e impedir novos avanços do imperialismo.

E como você sabe, Fidel Castro é o presidente não-alinhado pelos próximos três anos e podemos confiar nele para liderar essa acusação de forma eficaz. Infelizmente, eles pensaram: "Oh! Fidel está morrendo. Mas eles ficarão desapontados porque ele não está morto. E não só ele está vivo, ele está de volta em seu uniforme verde e agora ele preside o não-alinhado.

Então, senhoras e senhores, Senhora Presidente, nasce um novo movimento, forte, um movimento do sul. Somos homens e mulheres do sul. Com este documento, com essas idéias, com esses críticos. Estou fechando meu arquivo agora. Eu levo o livro comigo. E, não esqueça, eu recomendo muito fortemente e muito humildemente a todos vocês.

Queremos que as ideias salvem o nosso planeta, para salvar o planeta da ameaça imperialista. E espero que neste século em si, em não muito tempo, vamos ver isso, vamos ver essa nova era. E para nossos filhos e netos, um mundo de paz baseado nos princípios fundamentais das Nações Unidas, mas de uma ONU renovada. E talvez tenhamos que nos mudar. Talvez tenhamos que colocá-lo em outro lugar; talvez em uma cidade do sul. Nós propusemos a Venezuela.

Você sabe que meu médico pessoal teve que ficar no avião. O chefe de segurança teve que ficar trancado em um avião trancado. Nenhum desses dois senhores pôde participar da reunião da ONU. Este é outro abuso e outro abuso de poder por parte do Diabo. Cheira a enxofre aqui, mas Deus está conosco e eu abracei todos vocês.

Que Deus nos abençoe a todos! Bom dia para você.

Você reagiu "Discurso de Hugo Chávez na 61 reunião do g ..." Há alguns segundos

Você gostou desta publicação?

Seja o primeiro a votar

Como você gosta ...

Siga-nos nas redes sociais!

afrikhepri@gmail.com

Enviar a um amigo